PROJETO CONECTA

QUÍMICA:
EFEITOS DA DECOMPOSIÇÃO DO LIXO NO MEIO AMBIENTE



INFORMATIVO
Lixos produzidos no Brasil:
Tipologia
Destino dos lixos
Modo de Reciclagem




RECICLANDO PALAVRAS TRADUZINDO LIXO



PARÓDIAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS DO 1ºANO








alunos do 1ºF montam um terrário para demonstrar o tempo de decomposição de alguns materiais depositados mais comumente no lixo.



"Saneamento Básico - Lixo" Alunos 1ºAno F Matutino
Que destino você dá ao lixo?

Antigamente considerava-se lixo somente alguns produtos, hoje, graças as evoluções e pesquisas sabe-se que estamos vivendo em um mundo onde tudo o que produzimos ou possuímos, de uma forma ou de outra vai ter um fim denominado lixo, atravéz disso fica claro dizer que lixo é todo e qualquer resíduo das atividades humanas gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Precisamos realmente usar esse conceito, pois grande parte dos materiais que vão para o lixo podem e devem ser reciclados.
“É simplesmente impossível para o homem viver sem produzir lixo”. Essa frase parece até um pouco exagerada, mas na verdade, uma das melhores fontes que os arqueólogos têm para estudar as antigas civilizações é o estudo do lixo que elas produziram no passado. Se daqui a mil anos os arqueólogos forem estudar as sociedades de hoje poderão chegar à conclusão de que o nosso maior produto é o lixo. Isso pode parecer estranho, afinal, uma grande parte da população ainda pensa que o lixo é um subproduto completamente descartável do nosso consumo. Na verdade, isso está completamente errado.

O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia, a maior parte vai para lixões a céu aberto, apenas uma pequena porcentagem é levada para locais apropriados. Quando ele não é tratado, constitui-se num sério problema sanitário, pois expõe as pessoas a várias doenças e contamina o solo, as águas, e até os lençóis freáticos. Segundo especialistas, entre as soluções para a questão estão a criação de aterros sanitários em locais adequados, programas de coleta seletiva e reciclagem, a realização de campanhas de conscientização também pode estar ajudando.
Como você pode ver, o destino do lixo é uma questão importante, e só pode ser resolvida com a participação de todos.
É baseado nessas realidade os alunos do 1ºano F matutino juntamente com seus professores estão desenvolvendo um projeto com o tema "SANEAMENTO BÁSICO: LIXO", a fim de desenvolver na comunidade escolar uma educação ambiental onde todos possam ter consciência da importancia da sua ação com relação ao assunto.





Alunos realizando atividade de matemática na STE